domingo, 11 de agosto de 2019

O fantasma de Hiroshima e Nagasaki


Um dia em que se recorda a segunda bomba nuclear lançada sobre civis, um povo, um país.  Uma demonstração de crueldade em duas etapas, a primeira em 6 de agosto de 1945, deixa um rastro de destruição sobre a cidade de Hiroshima, e o Japão em choque.  

Não bastasse as milhares de mortes que ocorreram instantaneamente, mas que seriam multiplicadas várias vezes, nos momentos posteriores até décadas futuras, os EUA, em mais um gesto de desumanidade, lança a segunda bomba nuclear sobre o Japão, desta feita em 9 de agosto de 1945 sobre Nagasaki, e determina assim novas mortes aos milhares, uma barbárie que tentaram justificar, a pretexto de outra barbárie em curso, a guerra no Pacífico, que muitos estudiosos lembram e afirmam, já estava em seus dias finais, sendo desnecessárias as mortes absurdas de civis no Japão. Uma CRUELDADE!


 
Nagasaki bombardeada - TVT

Bombas, para sacramentar o poder de destruição e mortes! Bombas para atemorizar o mundo! Bombas para elevar os EUA a condição de potência, e fazer com que outras nações buscassem o mesmo caminho e recursos destrutivos para se tornarem potências, e tornar o mundo um imenso paiol, o barril de pólvora prestes a explodir, e povos e nações amedrontados e reféns de seus medos.

Um legado triste e doentio, que cobra muito do clube dos detentores de armas atômicas, armas radioativas, armas sujas, e dos que transformam pesquisas e produção de energia a partir da matriz nuclear, responsáveis maiores pelos destinos do planeta.  EUA, Rússia, China, Reino Unido (Inglaterra), França,  Israel, Índia, Paquistão, Coreia do Norte, não se sabe o seu real poder de transformar o mundo em escombros e a vida em lembranças, mas todos estes tem uma enorme responsabilidade, de não deixar que nossos temores mais tristes e difíceis, venham a acontecer, repetindo-se tragédias como as do Japão.

Um lembrete!  Um pequeno exemplo  das dores:







Resultado de imagem para Nagasaki
Igreja resiste a explosão nuclear, Japão 1945 - obtido no sítio Aleteia

Tudo aos escombros e mortos por toda parte, mas a imagem e as histórias dos que se salvaram são um sinal do que devemos compreender, e onde buscar inspirações para que o mundo sobreviva aos nossos erros.



Fantástico TV Globo - Documentário revela novas histórias de tragédias em Hiroshima e Nagasaki



-------------------------------------------

Contínua


O horror nuclear está materializado também nos riscos e incidentes atuais, sejam em usinas ou centros de pesquisas, civis e militares, que se espalham pelo mundo, e com acidentes trágicos neste intermédio.



                                          Chernobil - reportagem do Fantástico (Tv Globo)


Rússia (Chernobyl), é um dos países mais afetados como também o Japão (Fukushima), também no Brasil (no caso do Césio 137 em Goiânia), e nesta semana vemos outro acidente desta feita nas proximidades do Ártico, numa base militar da Rússia, supostamente numa plataforma de lançamentos de mísseis, mas ainda envolto em mistérios, com a certeza de mortes.




Lições urgentes precisam ser aprendidas, e rumos dos acontecimentos alterados em direções melhores.

Hiroshima nunca mais!
Nagasaki nunca mais!
Chernobyl nunca mais!
Fukushima nunca mais!


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use este espaço com moderação e respeito, ele é livre para você se expressar, mas lembre-se que nem tudo nos convém.