Alternativas à termonucleares

Indústria nuclear em declínio!

Um recente relatório elaborado pela World Nuclear Industry Status aponta para um declínio da indústria nuclear no mundo, com grandes consumidores e produtores de energia nuclear alterando ou planejando substituir sua matriz energética, dentre outros fatores pela redução de custos na geração de energia através de fontes alternativas renováveis a exemplo da eólica e solar, e também aponta para um crescimento nos custos do nuclear (só nos EUA este aumento chegou a 60% nos últimos 05 anos).


Veja matéria de 10.07.2012 do Correio Brasil em Será o fim da era nuclear?

-------------------------------------------------------------------
Energia eólica, alternativa real e sustentável para geração de energia elétrica!



Turbina eólica - Foto AE Agência Estado

O Brasil apresenta um enorme potencial para geração e distribuição de energia elétrica, a partir de parques da matriz eólica.  Apesar dos custos de implantação de turbinas eólicas ainda serem altos, estas já tiveram um considerável redução deste custo, e possibilitam a distribuição de energia a valores competitivos, chegando inclusive a ter preços bem próximos dos cobrados para energia gerada a partir das hidroelétricas, sem os impactos e riscos gerados por esta matriz.

Tal fato possibilitaria maiores investimentos na implantação de parques de geração de energia a partir de turbinas eólicas, e não necessitaríamos implantar termonucleares, e nos submeter a riscos de destruição em massa, e danos irreparáveis ao meio-ambiente.


Veja a reportagem da Exame.com sobre crescimento da geração de energia eólico

Compare com artigos de quando ainda iniciava-se a produção de energia eólica no Brasil.

Energia eólica no Brasil, ponderações em 2007

-------------------------------------------------------------------

Ceará ganha primeira usina comercial de energia solar do Brasil - G1 04.08.2011

Beneficiando-se da abundância de luz solar característica de toda a Região Nordeste do Brasil, o Ceará tornou-se o primeiro estado a ter geração de energia a partir da captação de luz solar.

Mais uma fonte renovável de energia passa ser disponibilizada em escala comercial, e com a vantagem de não apresentar os impactos ao meio-ambiente comuns as fontes tradicionais de geração de energia.


MPX Tauá deve gerar 9 mil empregos diretos (Foto: MPX Tauá/Divulgação)
MPX Tauá deve gerar 9 mil empregos diretos
(Foto: MPX Tauá/Divulgação)

Ainda como vantagem adicional, a nova forma de geração de energia exige uma estrutura que deve gerar 9 mil empregos diretos.