terça-feira, 9 de agosto de 2022

Mais riscos nucleares, e uma data infeliz

Em plena crise da Ucrânia, há mútuas acusações de ataques irresponsáveis nos arredores de uma das maiores usinas nucleares do mundo. Russos e ucranianos se enfrentam também nas versões sobre Zaporizhzhia, e o  mundo pode estar assistindo ao início de uma nova tragédia ainda pior que Chernobyl, não só pela dimensão mais também pelo contexto em que ocorre, e com ambas as partes sendo responsáveis por atos criminosos.

 

Central de Zaporizhzhia tem 1.200 toneladas de combustível nuclear ... - UOL 09.08 

Rússia diz que Ucrânia disparou contra usina nuclear de Zaporizhzhia - Agência Brasil EBC - 08.08 

 

Central Nuclear de Zaporizhzhia
Usina Nuclear de Zaporizhzhia na Ucrânia - Foto reproduzida da EBC - Rueters/Alexander Emochenko


 

Não há inocentes nestes conflito europeu, a não ser a população vitimadas por russos e por seu próprio governo e exército na Ucrânia, com apoio e cumplicidade dos EUA e da Europa.  Os riscos nucleares são reais!


Não nos esqueçamos de outras tragédias que neste mês de agosto (6 e 9), completam aniversário, que em 1945 foi mortal para milhares de pessoas no Japão e até hoje ainda trás dores, lembranças ruins e muitos males, causada pela falta de limites e humanidade em meio a Segunda Guerra Mundial, com os EUA protagonizando ataques cruéis com bombas nucleares sobre população civil, algo até hoje incomparável.

São 77 anos de muita tristeza e de dor, que hoje é relembrada em Nagasaki e dias atrás foi em Hiroshima.

 

Nagasaki: 77 anos do bombardeio que matou milhares e pôs fim à Segunda Guerra - CNN Brasil 09.08 

 

Infelizmente como em muitos outros momentos até as reportagens e seus títulos, parecem de alguma forma buscar atenuar a responsabilidade ou minimizar o ato criminoso que representou o bombardeio americano. É a história segundo a versão dos vencedores, mais principalmente dos que hoje ditam regras e ameaçam o mundo como se tivessem envergadura moral para tal postura, milhares de pessoas inocentes pagaram com suas vidas, erros principalmente de seus governantes e pela manipulação do poder e das potências mundiais. 

Os vídeos a seguir sequer dão a verdadeira dimensão dos violentos ataques no Japão de 1945. Que o mundo acorde diante de tantas tragédias desnecessárias, e possamos evitar suas repetições!

 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use este espaço com moderação e respeito, ele é livre para você se expressar, mas lembre-se que nem tudo nos convém.