segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Aprenda a se proteger

Um dia talvez seja necessário usar tais informações, conhecer como se proteger dos efeitos da radiação nuclear pode ser importante, ainda mais num cenário cada vez mais difícil para nós e  para o mundo.

Eis algumas dicas importantes:



No sítio da Fiocruz, apesar do elevado perfil técnico e profissional, com as informações dirigidas a profissionais da área e usuários de serviços ou pacientes de terapias, é possível no entanto perceber alguns aspectos e extrair orientações válidas em muitas situações de risco e até em acidentes nucleares. Tais como:

1 - evitar exposição direta, e pelo menor tempo quando inevitável o contato com material radioativo ou ionizante;

2 - manter-se a maior distância possível da fonte de radiação ou contaminação;

3 - atentar para orientações de segurança disponíveis, sinais e símbolos de advertência e identificação, como os que apresentamos a seguir.

Símbolo indicativo de área ou material radioativo 


Os efeitos podem ser diversos e por demais nocivos, mesmo fatais e trágicos.

Vejamos a imagem do sítio Minimização dos efeitos da radiação - Radioatividade 3E

Imagem do Google
Radiation Exposure Symptoms-(Portuguese) - News Medical

Além das recomendações já feitas, e com as informações dos efeitos, outras atitudes podem ser determinantes para proteção pessoal, quando não é de sua atribuição trabalhar ou usar material radioativo, pois nesses casos há protocolos e equipamentos de seguranças a serem usados obrigatoriamente, conforme normas legais.

Destacamos alguns cuidados, como:


4 - evitar ingerir alimentos, água ou levar algo a boca em locais contaminados;

5 - manter mãos protegidas por luvas e usar roupas adequadas, que minimizem o contato com a fonte radioativa;

6 - tenha a sua disposição itens de proteção, como óculos e máscara contra gás.

Mas para quem precisa se proteger contra efeitos de um ataque nuclear, a coisa se complica, pois a imprevisibilidade pode fazer sérios danos e tornar tudo mais difícil.

Procure está atento as informações oficiais das agências governamentais, e construa sua alternativa ou rota adequada com antecedência aos indicadores e eventos de crises.

O melhor quando possível, é evitar centros populosos, ter local protegido e que conte com materiais espessos e que dificulte a passagem de radiação (bastante concreto por exemplo), que suportem abalos, e longe de inundações, seja incomburente, e conte com energia própria, estocagem de alimentos, água, medicamentos básicos, e itens de sobrevivência e proteção para muitas semanas. E claro ore muito, pois tudo que foi dito,  pode ser de muito pouca valia diante das loucuras humanas.

 Como se proteger de um ataque nuclear - Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use este espaço com moderação e respeito, ele é livre para você se expressar, mas lembre-se que nem tudo nos convém.