segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mais um exemplo de negligência pública.

Material radioativo roubado no RJ pode matar, diz especialista - G1 30.04

Imagem caixa metálica  (Foto: Divulgação/Arc Test)
Foto divulgada nesta segunda mostra caixa metálica similar
à roubada (Foto: Divulgação/ArcTest)
No último dia 25, publicamos um texto alusivo aos 30 anos de uso da energia termonuclear no Brasil, onde chamamos a atenção de todos para os riscos e até citamos o acidente com Césio 137 em Goiânia em 1987.

Também alertamos sobre as evidências de que a pouca e inadequada fiscalização sobre o uso de materiais radioativos no Brasil, e que poderíamos não estar preparados para novos incidentes/acidentes envolvendo fontes emissoras de radiação.

Lamentavelmente o Brasil assiste a mais uma evidência de que estávamos certos sobre nossos questionamentos, corremos o risco de ver ocorrer novo acidente nos moldes de 1987, quando pessoas desavisadas tentaram e violaram uma capsula de elemento radioativa roubada de uma clínica abandonada e vendida em um ferro-velho, provocando mortes e contaminação em muitas pessoas, além de outros danos.

Agora um carro conduzindo uma capsula de Selênio radioativo foi roubado no RJ, e o risco de que seja violada e liberado o material radioativo é real.  Pergunta-se então, em que condições era transportado o material? Será que as questões relativas a segurança no manuseio, armazenamento e transporte de elementos radioativos no Brasil não estão sendo negligenciadas pelos agentes reguladores, CNEN, pelo Governo Federal e seus órgãos de segurança?

Até quando vamos estar expostos a tais acontecimentos?  Que Deus proteja a todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use este espaço com moderação e respeito, ele é livre para você se expressar, mas lembre-se que nem tudo nos convém.