A ação de denunciar e alertar quanto aos riscos e efeitos trágicos das explosões nucleares sobre o Japão, em Hiroshima e Nagasaki, e suas populações, com consequências desde os idos de 1945 até os dias de hoje, rendeu o Nobel da Paz de 2024, a associação de vítimas do bombardeios, Nihon Hidankyo, que luta por desarmamento e paz mundial, e contra os arsenais nucleares, denunciando o sofrimento e a destruição que podem causar.
Nobel da Paz 2024 - reprodução ONU News |
Prêmio Nobel da Paz 2024 vai para organização japonesa Nihon Hidankyo - ONU News 11.10.2024
A entidade realiza importantes ações de informação, divulgação e alertas, chamando a atenção de todos ao longo dos tempos, para os horrores das guerras com uso de bombas nucleares e para as ameaças ao futuro da humanidade. Algo bastante atual e apropriado no contexto dos conflitos na Ucrânia e em Gaza, pela destruição e vítimas inocentes dizimadas nestes conflitos, e frequentes menções ao uso de armas nucleares táticas ou estratégicas por alguns autores destas tragédias humanas.
A pertinência do momento, alerta para os riscos cada vez maiores e presentes, inclusive com ataques nos arredores de usinas e instituições de energia nuclear. Nós temos falado muito sobre o assunto, alertando sobre a escalada das ações destrutivas e ameaças relacionadas.
Muito boa iniciativa e parabéns pelo trabalho realizado e pela merecida premiação! As populações do futuro e de hoje precisam e devem estar alertas, agindo para afastar os riscos e temores com fim das hostilidades e ações perigosas e destrutivas.