sábado, 24 de setembro de 2011

Mais de 50 mil pessoas em protesto antinuclear no Japão

Protesto antinuclear inédito em Tóquio reúne intelectuais japoneses - Expresso 24.09


Em manifestação que uniu japoneses residentes em Tóquio e egressos de Fukushima, além de intelectuais e artistas, ficou evidente um forte sentimento de negação do uso da energia nuclear no Japão.

O Governo do Japão trabalha com a possibilidade de progressivamente substituir o uso das termonucleares, por outras formas de geração de energia a partir de uma matriz limpa e renovável.  A pressão popular aumenta e espera-se ações mais urgentes e determinadas para por fim aos riscos nucleares.


Manifestação exigiu o encerramento de todas as 54 centrais nucleares. Foto de kevinmeyerso

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Explosão provoca morte e medo de acidente nuclear na França

Mal nos recuperamos do incidente em Fukushima no Japão, onde houve um sério vazamento de radiação faz alguns meses, na França uma explosão em um complexo nuclear desencadeia o medo de mais um acidente nuclear de graves proporções.

Explosão em usina reabre debate sobre energia nuclear na França - G1 12.09.2011

O fato ocorreu na Central Nuclear de Marcoule, provocou 01 (uma) morte e ferimentos em alguns funcionários da central, há pouca informação divulgada, mas as autoridades francesas afirmam que está descartada a possibilidade de vazamento de radiação, e que o incidente é classificado como acidente industrial, e não acidente nuclear.

Contudo não podemos esquecer quem em unidades de geração de energia nuclear, qualquer acidente pode vir falhas de segurança que levem a desencadear um acidente nuclear.  A preocupação dos habitantes da região é inteiramente justificada! Usinas nucleares são muito perigosas e podem provocar sérios danos a vida e ao meio-ambiente!

Video da Euronews

O complexo nuclear de Marcoule
O complexo nuclear de Marcoule (Sebastien Nogier/Reuters (arquivo))